09 novembro 2006

70 anos

Uma das minhas muitas tias vai fazer 70 anos.

Ela é do tipo festeira, adora organizar grandes recepções, e faz isso muito bem, adora comemorar todas as datas, não deixa passar o aniversário de um parente, por mais distante que seja, sem ao menos telefonar pra dar parabéns, conhece donos de buffets, clubes e casas de festas e é perita em etiqueta para ocasiões sociais. No entanto, o aniversário dela mesma em geral é modestamente comemorado com um jantarzinho para os mais íntimos da família. Isso porque, apesar da pose, ela é uma dura na vida, coitada. Não fez curso superior, só há pouco tempo conseguiu se aposentar, permaneceu no empreguinho depois da aposentadoria, mas acabou sendo demitida num corte de despesas da empresa.

Então este ano, uma outra das minhas muitas tias, irmã da tia em questão, se deu conta de que ela completará a marcante idade de 70 anos e, pensando em tudo que ela faz pela família, resolveu oferecer uma festa surpresa.

O aniversário será no final do mês e, em razão do pouco tempo para os preparativos, alguns membros do clã, eu entre eles, foram mobilizados esta semana para ajudar. A função que me coube, já que sempre faço os serviços de gráfica rápida para a família, foi confeccionar os convites. Exercendo este ofício, já preparei programas para cultos, convites para festas infantis, convites para cultos de ação de graças e convites de casamentos, mas nunca em toda a minha vida havia preparado um convite para um aniversário de 70 anos. A tia que teve a idéia da festa e eu concordamos que o convite deveria se colorido e informal.

Comecei a pensar na aparência e nos dizeres, mas nenhuma idéia me ocorreu. Recorri, então, ao Google, em busca de idéias. Revirei páginas e mais páginas sem encontrar um modelo sequer desse tipo. Os mais comuns eram 15 anos e casamento. Havia vários também de festas infantis, mas achei que a foto da minha tia em meio aos 101 Dálmatas não ficaria muito boa. Relacionados a pessoas mais idosas, encontrei convites para bodas. Até um site falando sobre etiqueta social pra esse negócio de convites eu achei, mas modelo para festa de 70 anos, nada.

Isso me fez refletir: se as gráficas não oferecem em seus portfolios convites para festas de 70 anos é porque não existem clientes nesse segmento. Se não existem clientes, mas sabemos que existem idosos aos montes no Brasil, significa que eles não comemoram mais a passagem dos anos. A grande pergunta é: vale a pena comemorar a vida na velhice? Hoje, aos 36 anos, eu afirmo que amo a vida e adoro estar viva. Será que ao chegar aos 70 pensarei da mesma forma? Espero realmente chegar aos 70 como a minha tia, de cabeça erguida, apesar das dificuldades que enfrentou durante toda a vida, ainda calçando salto alto e feliz por completar mais um ano!

Não encontrei convite pra festa de 70 anos, mas consegui um pra 50 que achei bem legal. Fiz umas adaptações e aproveitei a idéia. Estou imprimindo os 30 convites enquanto faço este post e amanhã a outra tia começará a distribuição. Se quiserem se convidados, falem com ela rsrs

9 Comments:

Blogger R. S. Diniz said...

Muito legal a sua tia tá aniversariando e estar feliz com isso. Minha vó, acho que já fez 70, mas é bastante doente, desanimada...

PS:Encontrei a relação de todos os alunos da minha escola. (Ela tem uns 3600 alunos)

Procurei no segundo ano e achei três Amandas. Procurei no orkut e até agora não tive sucesso, mas vou tentar achá-la. Diante da possiblidade de ela ver meu orkut e meu blog, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi deletar o poema... ou pelo menos aquele final debochado. E obrigado pelo elogio... estou começando a escrever poemas e é importante receber opniões.

9/11/06 21:56  
Blogger mel said...

Ai que graça a sua tia!!
Eu também espero chegar nessa idade com muito fôlego!
Acho legal comemorar aniversário, afinal,é mais um ano! Não concordo com esse negócio de esconder idade, mas.. fazer o quê, existe! hehe!

Beijo procê!!

9/11/06 22:21  
Blogger Unknown said...

Pumpkim,
Este mês minha mãe faz 70 anos e como vc nos preparativos para a festa da sua tia estou à procura de convite para festa surpresa, será que poderia me enviar o modelo do convite que fez? desde já agradeço. abraços Danúzia
meu email dgporto2004@yahoo.com.br

3/6/07 12:36  
Anonymous Anônimo said...

Olá Rachel, tudo bom?
Minha mãe faz 50 anos em Maio e vou fazer uma festa surpresa para ela. O problema é que também não encontrei nenhum modelo de convite. Será que você pode me mandar o que você achou? Quem sabe não me dá uma luz para criar o meu...
Meu email é da_pa85@hotmail.com, obrigada!
Paula Nannini.

24/3/08 14:40  
Anonymous Anônimo said...

olá Rachel,

Realmente, eu também estou a procura de um convite para 70 anos e está muito difícil uma boa sugestão...

Estou com a missão de fazer o convite da festa da minha avó, será que vc pode me ajudar com o material que você conseguiu??

Desde já agradeço

Att. Daniele Sant'ana (danielesantana@click21.com.br)

7/9/08 20:06  
Anonymous Anônimo said...

Olá Rachel,
Bem interessante seu depoimento, me encontro no mesmo dilema e apesar da dificuldade, encontrei mais ou menos o modelo do convite, porém não encontro um programa para o culto.
Poderia me ajudar... é urgente
meu e-mail é: genyssn@hotmail.com
grata!!!

26/6/10 18:04  
Anonymous Anônimo said...

Mônica-Artes gráficas.
Monto seu convite em qualquer tema ou para todas as idades e ocasiões. Valor da arte R$15,00. vc pode revelar quantas artes quiser.
marmorealxmonica@uai.com.br

30/8/10 17:27  
Anonymous Anônimo said...

Cheguei aqui procurando no Google alguma coisa sobre festa de 70 anos e adorei o que vc escreveu a respeito. Não encontro nada!
Um abraço e parabéns pela sensibilidade.

3/9/10 22:44  
Anonymous Carmem said...

Vi que sua pesquisa foi há 5 anos e estou no mesmo dilema de encontrar um modelo de convite para minha mãe, que fará 70 anos e acredite, nada encontro na net. Vc poderia compartilhar o modelo de convite usado na época para o da tua tia?
meu email é olivercarmem@hotmail.com

4/6/11 23:47  

Postar um comentário

<< Home

Loading...