12 janeiro 2007

Gata esclerosada


Leio um blog cuja autora agora resolveu adotar uma lagartixa como bichinho de estimação. Pensando em como animais de estimação podem ser estranhos, lembrei do que a minha gata fez ontem. Ela não é uma lagartixa, mas definitivamente não é um gato normal.

Nos últimos tempos ela não tem "ido ao banheiro" todos os dias para fazer o número 2. Comentei isso para a veterinária, que receitou uma pasta que ajuda os gatos a eliminarem as bolas de pelos, que podem obstruir o intestino. A vet orientou a passar a tal pasta na patinha, para que ela mesma lamba. Como gatos são muito limpos, quase neuróticos com limpeza, não suportam nada sujando o pelo e lambem pra limpar.

Comprei a pasta e ontem pela manhã passei a quantidade indicada na pata da gata. Fiquei olhando, achando que ela começaria a se limpar imediatamente, mas a reação inicial foi simplesmente nenhuma. Parecia que nem havia nada na pata da bicha. Apontei a pata, pra ver se ela notava e começava a lamber. Nada. Continuei observando e depois de um tempo ela pareceu finalmente perceber que havia algo lá. Pensei: agora ela vai começar a lamber. Em vez disso, ela começou a sacudir a pata. Por sorte eu havia espalhado a pasta, que grudou bem no pelo e não saiu com as sacudidas. Fiquei tranqüila porque assim, mais cedo ou mais tarde, ela seria forçada a lamber se quisesse se ver livre daquele troço, e não continuei vigiando quando ela resolveu sair andando pela apartamento. Eu estava enganada. Pouco depois comecei a encontrar porções daquele negócio melequento pelo chão. Não sei como, mas a gata estava se livrando daquilo sem lamber. Até entendo que ela tenha ficado com nojo, porque eu fiquei só pela cor e pela consistência (claro que não provei pra saber o gosto), mas como faze-la entender que é pro bem dela?

Gatos!

Loading...