08 março 2007

Dia internacional da mulher

O que ando escrevendo não tem agradado muito as pessoas ultimamente. Lancei uns tópicos essa semana no Orkut, que provocaram muitas opiniões contrárias às minhas. Com esse post não será diferente.

Hoje, dia 08 de março, está todo mundo por aí dando parabéns às mulheres pelo dia. Eu mesma recebi um e-mail assinado pelo meu marido e pelos meus dois cães (machos) agradecendo por tudo. Tá certo que reconhecimento pelo que a gente faz pelos outros é bom, mas tudo isso está imbuido de um preconceito contra as mulheres que ninguém, ou quase ninguém, nota.

Durante anos as mulheres lutaram para ter os mesmos direitos que os homens. Fizemos muitos avanços nesse sentido. Na Roma antiga mulheres eram consideradas res, ou seja, coisas, que podiam até ser entregues para pagar dívidas. Até meados do século XX mulheres não podiam fazer negócios sem o marido. Hoje, em pleno século XXI, é bem verdade que ainda existem mulheres que ganham menos para fazer o mesmo serviço que homens, existem lugares em que são proibidas de estudar ou são vendidas como escravas. Ainda assim, gostamos de nos proclamar equiparadas aos homens. A Constituição brasileira diz isso.

Se é assim, então por que as mulheres têm que ter um dia delas? Se somos iguais aos homens, eles também deveriam ter o dia deles, ou não deveria haver dia de ninguém.

Percebem como a discriminação vem embalada pra presente, disfarçada entre buquês de flores?

3 Comments:

Blogger Carlinha Salgueiro said...

Concordo com teu post, embora minha alma ainda precise de uma data especial para ser lembrada.
Antagônico isto, justo de alguém que lutou tanto para conseguir entrar na construção civil.
Espero que tenha melhorado totalmente da gripe.
Beijos!

PS: no dia em que abrir a pet shop me avise, rs.

10/3/07 00:18  
Blogger R. S. Diniz said...

É, concordo plenamente com você. Esse negócio de data comemorativa é uma coisa muito hipócrita mesmo.

Confesso que eu tava planejando escrever sobre algo nesse dia, mas quando eu vi que tinha um pessoal que tava querendo fazer tipo uma corrente, todo mundo postar sobre o dia da mulher, eu desisti. Odeio escrever sobre assuntos que estão em voga nos blogs. Tanto que no Natal, existem so que falam bem e falam mal dele. Eu particularmente não gosto do Natal, e o acho tão insignificante que sequer me dei ao trabalho de escrever sobre ele.


=]

10/3/07 17:04  
Anonymous Anônimo said...

sem duvida já tivemos muitos progressos na nossa lei, mas infelizmente esse mundo ainda é muito injusto para todos homens e mulheres

11/3/07 21:38  

Postar um comentário

<< Home

Loading...