15 março 2007

Rio / São Paulo

Rio e São Paulo são estados realmente diferentes. Pensei nisso, ou melhor, constatei esse fato indo de ônibus pra São Paulo. Normalmente pego no sono logo depois de embarcar, mas dessa vez, como viajei de manhã e num desses ônibus com janelões, estava claro demais pra dormir. Só consegui dar umas cochiladas, aí fui prestando atenção na paisagem.

A geografia dos dois estados difere muito, como vocês devem ter estudado na escola. O Rio fica espremidinho entre o mar e a montanha, enquanto São Paulo tem mais altos do que baixos. Rodando pelas estradas do Rio, dificilmente se consegue ver muito longe no horizonte, porque os morros e elevações bloqueiam a visão. Em São Paulo se vê campos quase sem fim. Claro que também vi morros em São Paulo e no Rio existe a Baixada Fluminense, mas ainda assim a vista é diferente. Na Baixada a falta de elevações revela casas pobres ou terrenos baldios. Em São Paulo se vê fazendas com ricas sedes e muito gado. Até as vacas são diferentes! As do Rio são magrinhas, michurucas, pastam um capim qualquer; as de São Paulo são de raça, gordas, bem tratadas, pastam em campos tão bem tratados quanto elas. À beira das estradas do Rio existem pequenos comércios e frabiquetas que não passam de velhos galpões. Nas estradas de São Paulo existem grandes fábricas, estabelecidas em prédios bonitos e imponentes. Acredito que tudo isso, assim como o clima, contribui para tornar cariocas e paulistas diferentes. Os primeiros são mais calorosos, como o clima, e malemolentes, como os morros e elevações. Os segundos são mais frios e diretos.

Não pensem, contudo, que estou falando mal dos paulistas ou depreciando o estado do Rio ...

4 Comments:

Blogger Carlinha Salgueiro said...

A mágica das diferenças está no olhar, em perceber, sentir...
Como você fez, sem criticar.
Beijos!

16/3/07 03:13  
Anonymous Anônimo said...

Poxa, realmente, essa visão que você teve foi muito legal!
Uma vez voltando do Rio de Janeiro percebi essas diferenças realmente, e como fui e voltei dirigindo, as diferenças eu senti até em questão de ruas e avenidas, por exemplo, em Sampa, as ruas são bem melhores sinalizadas e no Rio não, a diferença de vista quando se chega em uma cidade e em outra é essa mesma que você disse. SEi que não criticou nem uma nem outra cidade, mas uma coisa eu agradeço, ainda bem que sou paulistana, mas tenho inveja do Rio...imagina, sair do serviço e ir pra praia? Privilégios de poucos aqui em sampa, só quem mora no litoral mesmo....Enquanto isso vivemos na nossa selva de pedras....Cada lugar com suas vantagens e desvantagens, né?

16/3/07 09:33  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

18/3/07 22:59  
Blogger Pedro Dantas said...

uahuahuahua
todos dentro de um sistema capitalista devorador fdp que causa essa disparidade!
uahuahaha
flwss

www.belezaexterior.blogspot.com

18/3/07 23:01  

Postar um comentário

<< Home

Loading...