07 fevereiro 2008

Modem

Li outro dia num fórum o comentário saudosista de um usuário de banda larga, afirmando que não existe nada igual àquele som metálico do modem conectando.

Na mesma hora eu, usuária de banda larga há muitos anos, pensei: "é mesmo, aquele som era inigualável!"

Depois me pus a pensar porque o som do modem conectando deixou saudade.

Hoje em dia a Internet não é nada demais. Está inserida no dia-a-dia de grande parte dos brasileiros, como dizem as estatísticas. As crianças aprendem a usar o computador enquanto aprendem a falar. Mas nem sempre foi assim. O leitor com 30 anos ou mais sabe do que estou falando. Nasci num mundo sem computadores e sem Internet. Minha primeira experiência com a World Wide Web foi durante uma viagem de 21 dias aos Estados Unidos, em 1997. Durante todo esse tempo fiquei em contato com meu namorado pelo ICQ (lembram dele?). Quando voltei ao Brasil estava tão apaixonada por computador e Internet que arrumei um financiamento e comprei meu primeiro PC em 10 pesadas prestações. Navegar era caro também, só se fazia isso depois de meia-noite. A gente pagava os pulsos e até provedor de acesso! E isso fazia parte da grande mágica da Internet. Tudo que é difícil tem mais valor. Hoje se pode entrar na Internet a qualquer hora e em qualquer lugar. O usuário nem mesmo precisa ter um computador, pode ir numa lan house. Se havia um símbolo auditivo (se é que isso existe) para a tal mágica da Internet, era o som metálico do modem conectando. Entrar na Internet por acesso discado não era fácil também. Era possível ficar quase uma hora apenas tentando conectar! E quando finalmente o modem conectava e o usuário era autenticado pelo provedor de acesso, uma infinidade de possibilidades se abria. Por isso, os minutos em que se aguardava o modem conectar eram momentos de grande expectativa! De dentro do próprio quarto, era possível conhecer gente que estava do outro lado do mundo! Era possível aprender sobre tudo!

Claro que atualmente, com o desenvolvimento constante da web, é possível fazer muito mais do que se fazia naquela época. Há 10 anos, quando comprei meu primeiro PC, não poderia imaginar que um dia teria meu próprio site/blog, que aprenderia uma infinidade de coisas sobre informática lendo sites e trocando experiências em fóruns. Internet sem fio (wi-fi), então, era ficção científica!

O mundo muda, a gente se adapta, mas algumas coisas deixam saudade.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Obrigado pelo link!

Abraços!

7/2/08 21:34  
Blogger Carlinha Salgueiro said...

Acho que nunca mais teremos este sonzinho.
Antes da formatação do PC eu ainda mantinha um discador da telefônica para o caso de uma emergência e a banda larga não funcionar...
Agora tirei de vez...
Mas, de resto realmente quem poderia imaginar tanta coisa assim no ano 2000?
Que quando estavamos em 1980 eu pensava que seria tudo cinza, carros voando, mas internet sem fio, nem tinha passado pela cabeça.
Beijocas!

22/2/08 18:49  

Postar um comentário

<< Home

Loading...